30 março, 2016

Vídeo & Fotos: All Beers nos bastidores da cervejaria Bohemia


Na semana passada, o All Beers foi convidado para acompanhar de perto os bastidores da cervejaria Bohemia, na cidade de Petrópolis (RJ). Em nossa segunda visita na fábrica (veja a primeira aqui), fomos mais longe dessa vez, entramos em salas que não são abertas ao público, degustamos novos projetos e alterações de receitas e acompanhamos cada parte do processo que envolve uma grande cervejaria.

Pense em uma fábrica grande e muito bem estruturada, assim é a Bohemia. Cada detalhe é pensado e produzido nos mínimos detalhes, tanto na produção de cervejas como no design da cervejaria. Uma das primeiras frases que ouvi durante a visita foi de que a Bohemia pode também ser Craft!

Grandes maquinários, ótimos profissionais, insumos de qualidade e história. Todos esses elementos fazem parte de uma grande cervejaria, que agora quer compartilhar sua paixão pelo produto para seus consumidores e também aos apaixonados por cerveja artesanal. Se a Bohemia é craft ou será algum dia, só o tempo dirá, mas que algo grande está acontecendo em suas instalações, isso é fato!




Queremos entender exatamente essa nova filosofia da empresa, em ser craft e cuidar dos mínimos detalhes em tudo que envolve a Bohemia. Por isso começamos nossa visita e documentamos em fotos e vídeo esse passeio para você leitor do All Beers.

Anfitriões
Todo o passeio foi guiado por José Felipe (Wäls), um dos responsáveis pela nova filosofia da empresa, junto com Ricardo Amorim e também pela cervejeira Sybilla Geraldi.

Laboratório & Estrutura
Começamos exatamente nesse ponto, no laboratório de análises e entendendo o cuidado com a qualidade que cada produto e insumo deve ter dentro da cervejaria.
Visitamos também um enorme galpão utilizado para o armazenamento do malte e dos lúpulos. Em seguida passamos pelo setor de envase que na hora estava com a Bohemia Caã-Yari nas esteiras.

Entrada proibida
Em alguns setores como a sala dos tanques, a entrada é proibida para visitantes e restrita para alguns funcionários. Não tivemos autorização para filmar, mas segue um registro em foto.


Degustações
Tivemos a oportunidade de degustar em primeira mão algumas mudanças, principalmente nas receitas da Bohemia Jabutipa e da Caã-Yari.
A Jabutipa degustada direto do tanque estava muito mais aromática do que a versão anterior. O lúpulo usado continua sendo o mesmo (Cascade), mas segundo José Felipe, a quantidade do dry hopping está muito maior agora. O Amargor também está mais pronunciado.

José Felipe tirando do tanque a nova Bohemia Jabutipa

A Caã-Yari está menos adocicada que a primeira versão e com a erva-mate mais destacada. Segundo José Felipe, depois dessa versão que degustamos, ainda fizeram mais uma pequena alteração na receita.

A Bohemia 14 Weiss foi elaborada para o consumidor que quer tomar algo refrescante em um dia quente. Uma weiss com baixo teor alcoólico, praticamente uma Session Weiss, com corpo mais leve que uma típica cerveja de trigo alemã, boa drinkability! No aroma, uma típica weiss com aroma frutado (banana)!

Bohemia Aura Lager, uma vienna lager que já teve uma alteração na receita das que foram apresentadas durante o Festival Brasileiro da cerveja, em Blumenau. Coloração acobreada, translúcida, boa base de malte e com 8 dias de maturação. Extremamente fácil de tomar, boa vienna! Não farei um comparativo pois não experimentei a primeira versão. 


Bohemia 838 Pale Ale, foi uma receita que José Felipe buscou inspiração nas tradicionais receitas inglesas. Cobre no visual, translúcida, seca na boca e amargor presente que permanece no aftertaste. O lúpulo utilizado na receita foi o australiano, Ella.

Novo projeto para o Tasting Room
Está nos planos da Bohemia uma série de chopes servidos no Tasting Room da cervejaria, algo limitado e exclusivo (produção de dois barris por lançamento), algo similar ao que já acontece na cervejaria Wäls, em Belo Horizonte.
Experimentamos a primeira receita, elaborada pelas mulheres da cervejaria (Sybilla Geraldi e Pamella Malta), uma cerveja de trigo com gengibre e maracujá, muito refrescante e aromática!


Inclusive já existem os growlers da Bohemia para os visitantes que querem levar a cerveja para casa (foto abaixo).


Mulheres no comando
Como citamos acima, foi muito bom perceber que as mulheres estão presentes em todas as etapas importantes e de grande responsabilidade na cervejaria. Seja na produção, na segurança, nos laboratórios, em tudo!

Sybilla Geraldi (cervejeira) e Pamella Malta (controle de qualidade)

Restaurante e Cave Bohemia
O restaurante que fica dentro da cervejaria será totalmente reformado nos próximos meses, com instalações mais modernas e muito mais didático para o público entender melhor cada estilo, insumos e tudo que envolve a cerveja artesanal.
A Cave Bohemia foi aberta ao público recentemente e em breve faremos um post sobre ela. No local ficam os barris utilizados para envelhecer a Bohemia Reserva (veja aqui o lançamento da safra 2012) e também uma loja com souvenirs e produtos locais, inclusive cervejas artesanais de pequenos produtores.


Nosso passeio termina por aqui, veja o vídeo abaixo para ter uma melhor noção do que acontece nos bastidores de uma grande cervejaria que está de olho no mercado craft nacional e apostando todas suas fichas em um produto de melhor qualidade.

Nos bastidores da cervejaria Bohemia
from All Beers on Vimeo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...