23 março, 2016

A volta da "Cantillon Brabantiae" em 2019!


Foi em 1991 que Jean-Pierre Van Roy lançou uma Gueuze especial (5% ABV) em homenagem ao rei belga Baudouin (7/09/1930 – 31/07/1993) - aka Duke of Brabant, que se chamava "Cantillon Brabantiae".
O blend dessa gueuze foi feito com três safras de lambics (1987, 1989 e 1990) e lançada no início da década de 90. Rapidamente se tornou uma relíquia devido ao único lote produzido e inclusive era possível encontrar algumas garrafas no Ebay para venda.

Maturada em barricas de Port Wine e refermentada em garrafas, um novo lote foi anunciado pela cervejaria belga Cantillon, que comprou 50 barris no final da temporada 2015/2016, que já foram devidamente preenchidos.
Segundo a cervejaria, se tudo correr como esperado, após 2 anos de maturação nestes barris e 1 ano de fermentação secundária na garrafa, uma nova "Brabantiae" será lançada em 2019, 28 anos após o primeiro e único lote. Vamos aguardar!

A Cantillon é uma cervejaria cultuada mundialmente e chega no Brasil via WBeer. No site da importadora, existe um setor com dicas especiais de rótulos surpreendentes, feito pelo Beer Hunter, Diego Cartier. Recentemente dois rótulos da Cantillon foram indicados por ele, a Cantillon Vigneronne e a Cuvée St Gilloise. A procura por elas foi alta e o estoque acabou em 1 hora.

"O cuidado com que a Cantillon trata suas criações é inspirador. No mundo das lambics, eles são a cervejaria mais fiel e tradicional dessa família de cervejas selvagens, que são produzidas por fermentação espontânea. É um dos estilos mais incomuns do mundo por ter características marcantes que despertam todos os sentidos e proporcionam experiências sensoriais marcantes e inesquecíveis.", comentou Diego.

Se vo nunca experimentou uma Cantillon, não perca tempo!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...