O cenário das cervejas artesanais ganha uma novidade. Na contramão da crise econômica, a premiada Mistura Clássica e a recém-lançada Beertoon se unem com a proposta de estimular o mercado. Inédita na história das microcervejarias, a fusão mostra a força de duas marcas, cada qual à sua maneira.
É a primeira vez neste ramo que empresas respeitadas alinham ativo e capital intelectual com a perspectiva de impulsionar a excelência da qualidade de seus produtos. No momento em que o país convive com instabilidade, Mistura Clássica e Beertoon resolvem dar as mãos e a partir de agora passam a dividir custos e a somar expertises, gerando divisas e criando empregos. Ambas acreditam na pavimentação deste setor em franco crescimento, que colabora com o desenvolvimento econômico do país.
O grupo passa a controlar as duas marcas e será gerido pelos cinco sócios da empresa. Marta Ribeiro e Severino Batista, da Mistura Clássica, juntam-se a Leonardo Botto, Ique Woitschach e Léo Cerqueira, da Beertoon. De um "amor à primeira vista", como eles mesmo definem, nasceu o casamento. A Mistura Clássica, com 14 anos no mercado, reputação construída em cima de prêmios e um patrimônio consolidado, e a Beertoon, de apenas três meses de vendas, mas com um DNA inovador, irreverente e único, constroem, assim, uma aliança promissora.
A partir da fusão, o cartunista Ique Woitschach, além de já ser o designer da Beertoon, passará também a ser o responsável pela identidade visual da Mistura Clássica e do grupo.
“Enquanto a maioria se encolhe preventivamente, Mistura Clássica e Beertoon apostam no país, acreditando em suas instituições. As duas marcas se complementam, as ideias se encaixam. As empresas uniram experiência profissional, arte, criação, química e paixão por cervejas. Nosso foco é ganhar o público com a nossa qualidade”, diz o cartunista.
O premiado Leonardo Botto terá ao seu lado na fabricação das cervejas ninguém menos que Bill, também reconhecido e premiado por suas criações, e que sempre comandou a produção da Mistura Clássica.
“Não há combinação mais fantástica do que a deles dois juntos. O maestro e a orquestra estão prontos pra realizar seu espetáculo da cerveja”, diz Leo Cerqueira.
O badalado evento, entre os dias 9 e 12 de março, é um dos mais importantes do calendário cervejeiro do país, e reunirá este ano 600 rótulos em um espaço com shows, feiras, palestras, exposição e a participação de bares e restaurantes.