Uma das grandes atrações da Oktoberfest é a gastronomia, que todos os anos atrai turistas do Brasil e do exterior interessados em provar a culinária típica da nossa região, harmonizada com diversos estilos de chopes. Em 2016, o cardápio da maior festa alemã do Brasil que acontecerá entre os dias 05 a 23 de outubro terá mais opções. As novidades foram apresentadas no evento Sabores da Oktober que aconteceu no Eisenbahn Biergarten em Blumenau, Santa Catarina.
“Estamos muito felizes em participar de mais um edição da Oktoberfest. A cerveja Eisenbahn nasceu e se fortaleceu em Blumenau. Por isso, temos um carinho e relação extremamente ímpar com a região e suas tradições. A Eisenbahn está em casa. Para nós, nossa casa é o que nos define. Nossa participação na edição de 2015 só reforçou esse direcionamento. Uma prova disso, é nossa presença e investimentos em Blumenau, como a inauguração do Eisenbahn Biergarten no ano passado. Localizado no setor 4 do parque vila germânica, o espaço tem cerca de 4,5 mil metros quadrados e foi construído pela Brasil Kirin para abrigar os eventos da comunidade e do mundo cervejeiro” afirma Alexandre Candido, gerente de marketing de cervejas especiais da Brasil Kirin.
Um dos destaques desse ano é um espaço com alimentação funcional com foco em Glúten Free. O ponto se encontra em processo licitatório e empresa vencedora será conhecida em breve. Serão servidos pratos como Escondidinho de Linguiça Blumenau e Aipim, Escondidinho de Abóbora com Carne Desfiada, Escondidinho Vegetariano, Pudim de Sagu e Torta. Tudo livre de glúten.
Rainha e Princesas da Oktoberfest 2016 durante o evento
A 33ª Oktoberfest mantém o formato da gastronomia adotado em 2015, que leva o conceito Haus. Todos os pontos de alimentação possuem nomes de acordo com o prato oferecido, como por exemplo, Schweine Haus (Casa do Porco) e Wursthaus (Casa da Linguiça). O conceito e o gastronomia receberam a consultoria do Senac, que pelo segundo ano consecutivo assina o cardápio da festa.
O cardápio completo está disponível no site da festa, no www.oktoberfestblumenau.com.br.
A maior festa alemã brasileira
A Oktoberfest teve sua primeira edição em 1984 e logo demonstrou que seria um evento para entrar na história. Em apenas 10 dias de festa, 102 mil pessoas foram ao antigo Pavilhão A da Proeb, número que na ocasião representava mais da metade da população da cidade. O consumo de chope foi de quase um litro por pessoa. No ano seguinte, a festa despertou o interesse de comunidades vizinhas e de outras cidades do país. O evento passou então a ser realizado em dois pavilhões.
O sucesso da Oktoberfest consolidou-se na terceira edição, e tornou-se necessário a construção de mais um pavilhão e a utilização do ginásio de esportes Sebastião da Cruz - o Galegão - para abrigar os turistas vindos de várias partes do Brasil, principalmente da região Sudeste, e também de países vizinhos. O evento acabou fazendo de Blumenau o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro, mas, para quem não sabe, a Oktoberfest não é só cerveja. É folclore, memória e tradição. Durante 19 dias de festa os blumenauenses mostram para todo o Brasil a sua riqueza cultural, revelada pelo amor à música, à dança e à gastronomia típica, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha para formar colônias na região Sul.
A cultura germânica o turista confere pela qualidade da festa, dos serviços oferecidos, através de sociedades esportivas, recreativas e culturais, dos clubes de caça e tiro e dos grupos de danças folclóricas. Todos eles dão um colorido especial ao evento, nas apresentações, nos desfiles pelo centro da cidade e nos pavilhões da festa por onde circulam, animando os turistas e ostentando, orgulhosos, os seus trajes típicos. É por essa característica que a festa blumenauense, versão consagrada da Oktoberfest de Munique, transformou-se, a partir de 1988, numa promoção que reúne mais de 600 mil pessoas por ano. E foi, também, a partir dela que outras festas surgiram em Santa Catarina, tendo a promoção de Blumenau como carro-chefe, fato que acabou por tornar o território catarinense no caminho preferido dos turistas no mês de outubro.