16 setembro, 2016

Heineken Brasil propõe mudança de comportamento no Dia Internacional do Consumo Responsável


Celebrado em 16 de setembro, o Dia Internacional do Consumo Responsável é uma data de extrema importância para a Heineken, uma vez que convida o consumidor a refletir sobre um tema que faz parte da agenda diária da cervejaria, e é um dos pilares estratégicos de sustentabilidade.  A data une as grandes cervejarias ao redor do mundo para promover o consumo responsável, e surgiu da crença de que combinando escala e recursos, as cervejarias podem fazer parcerias efetivas, alcançar mais pessoas e ter um grande impacto na sociedade.

A Heineken tem uma longa e consistente história incentivando o consumo responsável em todo o mundo. Queremos que os nossos consumidores tenham um relacionamento saudável com a cerveja, e que entendam que é possível consumir o produto com moderação e responsabilidade e ainda se divertir. Nosso objetivo é, aos poucos, contribuir para a mudança de comportamentos e gerar atitudes positivas”, conta Renata Zveibel, Diretora de Comunicação Externa e de Sustentabilidade da Heineken Brasil.

Pelo terceiro ano consecutivo, uma série de ações para interagir e conversar com seus públicos - consumidores, colaboradores e parceiros de negócios - sobre a importância do consumo responsável de álcool. Nessa edição, as ações incluem ativações das marcas de seu portfólio e uma campanha corporativa focada na mensagem “Safe and Sound”, expressão que em português significa “São e Salvo”. #SafeAndSound

Para os consumidores e colaboradores, o conceito da campanha corporativa será transmitido por um quiz que, de maneira bem-humorada e irreverente, testa conhecimentos sobre comportamento e consumo de álcool e revela “Quem é você na fila do bar”. O teste mostra como você se comporta quando sai para se divertir: você passa do ponto e dá vexame ou é daquele que sai do bar, são e salvo, e cheio de histórias para contar? O quiz será divulgado nos canais da Heineken Brasil.


Já para os bares, o conceito será passado em ações de esclarecimento com promotores e colaboradores da área de vendas que irão engajar o consumidor no momento do consumo, a participar do quizz e refletir sobre seu comportamento quando está bebendo.
Os pontos de venda e seus colaboradores são essenciais na função de espalharem mensagens de moderação e responsabilidade. Eles estão no dia a dia falando diretamente com os nossos consumidores”, adiciona Renata Zveibel.

A Heineken encomendou pesquisa com público jovem de cinco países, incluindo o Brasil, que mostra que 71% acreditam que sua vida é melhor se eles tiverem um comportamento moderado. Isso só corrobora com a convicção da Cervejaria de que beber com moderação faz parte de um comportamento cool.

Alinhamento inédito das marcas da Heineken Brasil

No dia 16 de setembro, as marcas da cervejaria Heineken no Brasil terão a imagem de suas cervejas substituídas por água em todas as peças publicitárias de OOH da cidade de São Paulo. A ação quer surpreender os consumidores e passar a mensagem de que uma atitude responsável no consumo de álcool é possível e necessária. Além da presença das marcas Heineken, Amstel e Sol Premium na virada das peças, a campanha estende-se ao digital onde, desta vez, todas as marcas, incluindo Desperados, Kaiser e Bavaria, reforçam um diálogo sobre o tema com seus seguidores, fazendo uso de linguagens e territórios particulares a cada uma delas.


Esse alinhamento inédito das marcas pelo consumo responsável faz parte da estratégia de longo prazo da Companhia. “Envolver as marcas nessa proposta faz com que alcancemos mais e mais pessoas nas nossas mensagens, uma vez que cada uma delas sabe como falar com seus consumidores de maneira assertiva e direta”, conta Zveibel.

Desperados aproxima o Consumo Responsável dos jovens consumidores
Desperados, marca que tem como target um público mais jovem, de 18 a 24 anos, e que está no início da sua relação com bebidas alcoólicas, também está engajada no Dia Internacional do Consumo Responsável e produziu uma campanha especialmente para a data. O filme, estrelado pela atriz Maria Casadevall, traz no roteiro a saga noturna de seis amigos.  Três deles passaram do ponto e acordam na manhã seguinte sem se lembrar do que havia acontecido.  Na contramão, os outros três, entre eles a personagem de Casadevall, curtem muito a festa bebendo com responsabilidade e, além de acordarem bem e dispostos, vão levar as experiências que passaram na memória.  A ideia central é mostrar que quem bebe com moderação se lembra tudo o que aconteceu na noite passada e ainda coleciona histórias para contar, em resumo, a marca mostra que noites incríveis merecem ser lembradas. 

Veja o filme:


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