15 setembro, 2016

Cateto Pinheiros e Dádiva organizam segunda edição do Barrel & Beer Day - Brazilian Barrel Aged Edition


O Cateto Pinheiros organiza no próximo sábado a segunda edição do evento Barrel & Beer Day, dessa vez o tema será "Brazilian Barrel Aged Edition". Veja como foi a primeira edição.
O evento foi idealizado para celebrar o uso da madeira nas cervejas artesanais. A ideia é trazer a tona experiências e produtos incríveis, a preços e em formatos diferenciados, para que de certo modo, tais preciosidades ganhem visibilidade em território brasileiro.


Cada edição será temática e contará com um ou mais parceiros a fim de viabilizar uma grande experiência para todos e nunca esgotando por completo este assunto tão vasto e ainda pouco explorado. Nesta segunda edição, a convidada será a cervejaria Dádiva, de Várzea Paulista, que apresentará algumas cervejas envelhecimento em barris.

Lançamento

A Dádiva já vem experimentando o universo da madeira, quando lançou em março, a cerveja DUO (comemoração de 2 anos de cervejaria), uma Strong Golden Ale, fermentada com levedura de chardonnay e com chips de carvalho francês na maturação. Hoje, ela está com dulçor característico das cervejas belgas e notas mais ácidas proveniente da levedura usada, e o amadeirado que vem dos chips de carvalho francês. Atualmente existe um novo lote da Dádiva DUO que está em barrica de Tennessee whisky e que deve ser lançada em breve.

Como ponto alto do dia, a cervejaria lançará a Dádiva Odonata, uma imperial stout que passou por repouso em barris de tennessee whisky e está com 12,5% de teor alcoólico, 80 IBUs (Unidade de Amargor), corpo alto, aveludado, toques de cacau, baunilha, chocolate, café e madeira. Essa base da imperial stout foi para maturação em 3 variedades: frutas vermelhas (morango, framboesa e amora), café e favas de baunilha, ou seja, a mesma base com 3 produtos finais.


Taça do evento
Junto com a Cristal Blumenau, o Cateto criou uma taça especial personalizada para a data que permitirá degustar as cervejas em seu melhor estado.
Na compra da degustação (4 doses de qualquer um dos chopes servidos no dia) o consumidor leva a taça para casa.


Nas torneiras
Além da anfitriã Dádiva com seus 3 lancaçamentos, ainda teremos mais 4 cervejarias representadas na versão em chope. Doses de 150ml servidos no copo do evento por R$ 18,00

- Dádiva Barrel Aged Imperial Stout Café
- Dádiva Barrel Aged Imperial Stout Baunilha
- Dádiva Barrel Aged Imperial Stout Frutas Vermelhas

Cervejarias Convidadas:
- Maniba Robust “Vulgar” Porter Barrel Aged (Novo Hamburgo - RS)
- Cervejaria Pratinha Experimental - Maibock com Jacotá - Oak Aged mixed com chips de Jatobá Wood (Ribeirão Preto - SP)
- WayBeer PinhaiSpontaneous Barrel Aged (Curitiba - PR)
- Cervejaria Bodebrown Atonga Imperial Stout Amburana Barrel Aged (Curitiba - PR)

Para comer
Para saciar a fome, o CATETO convida o chefe de cozinha Diego Belda para preparar um menu harmonizado em parceria do Cateto, com carnes exóticas, terrrines e cozinha de escola espanhola.

Arte
Xilogravura e oficina de impressão
Xilogravura = gravura em madeira.

Dando continuidade ao conceito de cervejas repousadas em barris de madeira, a casa convidou Lucas Rosa, responsável pelo projeto Ateliê Nômade, que realiza oficinas de xilogravura ao ar livre em espaços públicos para demonstração de xilogravura e oficina de impressão.
Será entalhado a marca do evento em madeira, passado para um papel alta alvura, numerado e distribuído como lembrança para as pessoas que comprarem as 4 doses para degustação.
Na atividade, os participantes irão utilizar um alfabeto gravado em madeira, para construírem um cartaz. A impressão será feita de forma manual, letra a letra, pois os caracteres estarão dispostos na forma de pequenos carimbos, criando inúmeras possibilidades de diagramação e sobreposição dos textos e respectivas imagens criadas
Pra saber mais sobre o Ateliê Nômade: https://atelienomade.wordpress.com/

Serviço
Barrel & Beer Day - Brazilian Barrel Aged Edition - cervejaria convidada: Dádiva
Data: 17/09 (sábado) - das 14h às 23h59
Local: Cateto Pinheiros - Rua Francisco Leitão, 272
Sem ingresso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...