05 setembro, 2016

Avelar Jr – Coluna 15: Depois do furacão. A história da Heady Topper


Eu entrei no estacionamento da cervejaria às 10 da manhã, logo que abriram, e comecei a observar o movimento. Carros e mais carros, de diversos estados diferentes, iam ocupando as últimas vagas. Uma multidão de pessoas formava uma fila para comprar uma caixa com três cervejas. Heady Topper, Focal Banger e Crusher, ambas da cervejarias The Alchemist.


John Kimmich, cervejeiro e proprietário, tem um problema que todo empresário gostaria de ter. Ele não consegue atingir a demanda dos seus produtos. Clientes visitam constantemente a cervejaria para comprar  as cervejas da The Alchemist e se não chegarem cedo correm o risco de voltarem de mãos abanando.

John Kimmich (camiseta azul), proprietário da The Alchemist
ajudando na degustação

A história começou em 2003. John Kimmich tinha um Brewpub na cidade de Waterbury, no estado de Vermont e produzia diversas cervejas diferentes. O bar era acolhedor e já fazia sucesso entre os moradores locais e turistas. A reviravolta foi em 2011. O furacão Irene atingiu a região nordeste dos Estados Unidos e o estado de Vermont foi um dos mais afetados. As ruas de Waterbury alagaram, assim como o brewpub. A produção estava localizada no porão e foi tudo perdido. Segundo Kimmich, o seguro não cobriu grande parte das perdas e a reconstrução do brewpub estava inviabilizada. A The Alchemist estava em vias da bancarrota financeira, se não fosse por uma única chance.
John e a esposa Jennifer tinham um projeto antigo de enlatar a já famosa Heady Topper e a linha de produção tinha ficado pronta alguns dias antes do terrível furacão. Com o brewpub debaixo d’agua eles abraçaram o projeto como sua única tábua de salvação


Vermont é um estado com um senso de comunidade muito forte. A frase Support Local Business tem um verdadeiro significado, não é somente uma ferramenta de marketing. A cidade de Montpelier, por exemplo, é a única capital americana sem uma lanchonete do McDonald’s.
O público deu o suporte e a qualidade da cerveja foi fundamental. Hoje o drama virou parte da história. A Heady Topper é uma das melhores double IPAs do mercado, nota 100 nos sites ratebeer.com e beeradvocate.com. E a The Alchemist se reergueu. Montaram uma nova cervejaria na cidade de Stowe que é responsável por hordas de turistas que veem para comprar (com quantidade limitada) suas cervejas.
Eu comprei o limite máximo permitido, oito latas de cada uma, e garanto que a viagem é válida. No meu caso foram mais de 300 quilômetros de estrada.
Assim que coloquei as cervejas no carro já saí para visitar outra famosa cervejaria de Vermont, a Hill Farmstead, considerada pelo Rate  Beer a melhor cervejaria do mundo. Mas isso é outra história e vai ficar para a próxima coluna.

Cheers

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