20 julho, 2015

Sommelier italiano conquista o IV Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja


Marcelo Stein (Academia Barbante), Simonmattia Riva (Campeão), Cilene Saorin (Doemens Akademie Brasil), Oliver Wesseloh (Campeão em 2013) e Wolfgang Stempfel (Diretor Geral da Doemens Akademie)
Foto: Chico Max

Simonmattia Riva é o melhor sommelier de cerveja do mundo. Fato que comprova que o mercado italiano de cervejas especiais também vive excelente fase e recebe esta coroação no IV Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja que teve em 2015 sua primeira realização no Brasil.

O evento reuniu 48 sommeliers que representaram 10 nações (Brasil, Alemanha. Áustria, Suíça, Itália, Chile, Estados Unidos, Porto Rico, Venezuela e Argentina). As provas classificatórias ocorreram na Academia Barbante de Cerveja, a prova final foi no palco do Degusta Beer & Food e o anúncio do vencedor foi realizado em um jantar fechado para convidados no restaurante Brace – no Eataly São Paulo.

A vitória de um italiano representa ainda mais importância para a competição. Afinal, o mercado italiano de cervejas especiais também cresce muito a cada ano – a exemplo do brasileiro - e é muito bacana que a cultura cervejeira ganhe mais essa grande representação. Ainda mais em um mercado tão famoso pela produção de vinhos e que começa a figurar com esse destaque também no segmento cervejeiro”, destaca Joyce Oliveira, gerente educacional da Academia Barbante de Cerveja (representante de Doemens em SP e BH).

Simonmattia Riva passou pela prova prática de identificação de estilos de cerveja, um teste teórico de múltipla escolha e um teste prático de off-flavors. E na grande final o italiano contou também com um pouco de sorte por ter tido a oportunidade de escolher a cerveja italiana Birra Baladin Nora em sua apresentação. O resultado não poderia ser outro. A Itália no topo do mundo cervejeiro e o jantar de premiação no Eataly São Paulo com um sabor ainda mais especial para a delegação italiana.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...