Brian Strumke, cervejeiro cigano da Stillwater Artisanal volta ao Brasil em agosto para uma série de produções colaborativas. O All Beers conversou com ele sobre sua "tour" em território nacional.
Brian chega no país no dia 13 de agosto e fica até dia 24, passando pelas cidades de Porto Alegre, São Paulo e Curitiba.
A primeira parada acontece em Porto Alegre, na cervejaria Tupiniquim.
Duas cervejas exclusivas serão produzidas em território gaúcho para WBeer. Variações da Stateside Saison e Cellar Door com frutas tropicais e Brettanomyces.
Uma cerveja com a Tupiniquim também deve ser feita, mas nada confirmado até o momento.
O próximo destino será São Paulo, para uma cerveja colaborativa com a Dogma, a Guandirô, uma dark saison com Açai - leia mais aqui.
Já em Curitiba, Brian participa de colaborações em duas cervejarias.
Com a Morada Cia Etílica, serão dois rótulos: Uma Cupuaçu Sour, inspirada no estilo Berliner Weisse, com aveia e polpa de Cupuaçu, fermentada com levedura Saison e 5,5% de teor alcoólico.
Brian Strumke (Stillwater) e André Junqueira (Morada Cia Etílica)
"A segunda cerveja será uma base para Bière Brut, mas para ir apreciando enquanto ela não fica pronta (o plano é deixar uns 2 anos em sur lie). Vamos envasar também a base antes de espumantizar, ou seja, o contrário da Double Vienna Brut, onde a Double Vienna era a receita real, e a brut o teste. Agora a receita é da brut, e vamos brincar de envasar a base. São duas cervejas em uma. A base é também uma sour, 9,5% de teor alcoólico e fermentada com s. bruxelensis trois".
Ainda em Curitiba, agora na Way Beer, será produzida uma Gose brasileira com sal marinho e especiarias da Amazônia.