01 junho, 2016

A colheita do lúpulo brasileiro


Muito se falou essa semana sobre o lúpulo brasileiro, em São Bento do Sapucaí, cidade do interior paulista, perto de Campos do Jordão (SP).
Em janeiro de 2015, o All Beers teve o primeiro contato com essa plantação (veja o vídeo no final do post), localizada na fazenda Entre Vilas/Viveiro Frutopia. Voltamos agora, em abril de 2016 para acompanhar a colheita dessa safra.

O dia começou cedo, com um café da manhã para jornalistas, organizado pela Brasil Kirin/Baden Baden, junto com a equipe de Rodrigo Veraldi, proprietário do local.
Uma pequena apresentação foi feita por Rubens Mattos da Brasil Kirin, que explicou a parceria feita para que o projeto do lúpulo brasileiro fosse um sucesso, o que realmente está sendo.
Rodrigo falou mais sobre o lúpulo, de como tudo começou e como essa nova variedade está crescendo e se desenvolvendo. Segundo ele, se trata de uma variedade nacional, com características próprias e muito resistente, pois passou por grandes variações no começo de 2016, como fortes chuvas e altas temperaturas, fato não muito comum para uma região que é normalmente fria.

Rodrigo Veraldi (Entre Vilas/Viveiro Frutopia) e Rubens Mattos (Brasil Kirin)

Partimos então para conhecer o local da plantação de lúpulo. Acompanhamos apenas uma parte da colheita que já foi direto para os tanques
da cervejaria Baden Baden, em Campos do Jordão (SP).
Lembrando que a Baden Baden 15 Anos foi o primeiro rótulo comercial do Brasil que teve lúpulo nacional em sua receita (leia mais aqui).

 
Depois da caminhada, fomos então para uma área reservada para separação do lúpulo e depois armazenamento. Destino? Cervejaria Baden Baden, em Campos do Jordão.


Grupo de jornalistas que acompanharam a colheita do lúpulo brasileiro
Foto: Edu Leporo

Não existem ainda informações técnicas sobre as características dessa variedade nacional, mas em breve ela será registrada como o primeiro lúpulo brasileiro.
Veja no vídeo abaixo como foi a colheita:



A colheita do lúpulo brasileiro
from All Beers on Vimeo.


Para entender melhor como funcionou cada etapa desse projeto, veja essa entrevista que o All Beers fez em janeiro de 2015 com Rodrigo Veraldi, responsável pelo lúpulo brasileiro.


Lúpulo Brasileiro
from All Beers on Vimeo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...